Um anúncio feito pela Prefeitura de Porto Alegre na noite desta quinta-feira (14), está sendo comemorado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/Abrasel e associados. Trata-se da divulgação de que restaurantes do bairro Cidade Baixa poderão ser licenciados para ficar abertos 24 horas a partir da próxima semana.

Conforme o Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SMDE), a medida é válida apenas para estabelecimentos que não oferecem música após a meia-noite.

Os empresários que quiserem usar o benefício do horário estendido deverão preencher o requerimento, apresentar estudo de fiscalização, fotos e a planta do estabelecimento ao departamento da prefeitura que fará vistoria no local para verificar se a unidade opera como restaurante e não como casa noturna ou de eventos.

A Abrasel/RS, que participou da reunião de anúncio, avalia a mudança como muito positiva para a geração de emprego já que a demanda de consumo deve crescer, bem como acredita que a movimentação de pessoas nas ruas e estabelecimentos acontecerá de forma mais ordenada, já que terão opções no interior dos estabelecimentos, e não apenas nas vias públicas, além de estimular investimentos no bairro, como iluminação por exemplo, o que trará mais segurança e convivência para as pessoas no bairro.