Sulserve atende demanda de segmento em expansão no Brasil e promove palestras gratuitas para qualificar profissionais do Sul

Evento inédito no setor de Padaria, Gastronomia e Hotelaria aposta na regionalização das feiras do segmento e traz mais de 40 atividades para a atualização profissional

 

Até quinta-feira (24), das 13 às 20 horas, os profissionais de Padaria, Gastronomia e Hotelaria podem conferir novidades de mais de 70 marcas na primeira edição da Sulserve, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. A feira, que surgiu a partir de uma pesquisa de mercado, atende uma demanda até então pouco explorada no Sul e busca fortalecer o segmento na região. Com mais de 10 mil metros quadrados, o evento reúne diversos expositores e incentiva o conhecimento profissional, ofertando mais de 40 palestras gratuitas para qualificar e atualizar os profissionais das áreas. “A Sulserve é mais que uma feira de negócios e relacionamento, é uma feira de conteúdo que veio para fazer a diferença na formação dos profissionais e empresas do Sul do país”, destacou o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung.

Na tarde desta quarta-feira (23) o Fórum Sulserve foi destinado ao setor de Hotelaria. Na oportunidade, Rafael Peccin, diretor de Marketing do grupo de hotéis Casa da Montanha, participou de um talk show e falou sobre o sucesso do empreendimento familiar, focando em como trabalhar a gastronomia através da hotelaria. Peccin ainda aproveitou a oportunidade para destacar a importância de um evento como a Sulserve. “Em uma região tradicionalmente voltada à indústria calçadista, é fundamental agregar visibilidade e espaço para estes setores de Gastronomia, Hotelaria e Padaria que vêm crescendo cada vez mais”, destacou. “Vejo esta feira como um evento promissor, que movimenta uma região rica em oportunidades e necessidades dentro destes segmentos. Em muitos momentos nos deparamos com a falta de profissionais qualificados nestes setores e aqui é um espaço onde eles podem se aperfeiçoar de forma gratuita”, finalizou Peccin.

Em seguida, Geraldo Castelli, criador e diretor da primeira faculdade de hotelaria do país e da Castelli Escola Superior de Hotelaria, falou sobre “Hospitalidade – Inovação na Gestão”, destacando como a hospitalidade é capaz de agregar valor à competitividade de uma organização. “Diante de um grande fluxo turístico é necessário abrir espaço para a hospitalidade ocupar o seu lugar na gestão das organizações prestadoras de serviços. É muito mais do que receber bem os clientes, é agregar um valor singular à experiência de cada um deles”, explicou Castelli. Ele ainda parabenizou a Fenac pela iniciativa ao trazer um evento que englobe estes setores e oferece uma variedade de atividades. “Aqui o visitante pode encontrar desde expositores com novidades do segmento até palestras e workshops profissionais gratuitos. É um ambiente altamente propício para atualização e inovação profissional”, pontuou Castelli.

Já para os visitantes, como a estudante de Turismo do Centro Universitário Metodista IPA de Porto Alegre, Jéssica Lampert Benetti, o Fórum Sulserve apresenta-se como um ambiente de aperfeiçoamento e relacionamento com contatos profissionais. “É uma oportunidade única poder conhecer os relatos de gestões de empresas de sucesso da região, além de ouvir dicas de profissionais renomados e esclarecer dúvidas com quem realmente entende do segmento”, explicou a jovem que participou das palestras.

ARENA DO CONHECIMENTO - Paralelo ao Fórum Sulserve, que aborda cases de sucesso da região, a Sulserve ainda conta com a Arena do Conhecimento, que nos três dias de evento traz temas profissionais do segmento em formato de palestras e workshops práticos gratuitos. As atividades ofertadas são uma parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, Instituto Federal RS – Campus Porto Alegre (IFRS), Universidade Feevale e Johann Alimentos. A programação aborda temas como: gestão de estoques; processos para medir o desempenho; segurança do trabalho em panificação e confeitaria; boas práticas; a arte na integridade dos alimentos; embalagem e rotulagem de produtos; recuperação de tributos em empresas do Simples; princípios do lean manufacturing; pães decorados; inovando em panificação; doces finos; pães de couvert; confecção e aplicação de fermento natural; tendências para panificação; biscoitos light e sem glúten; workshops de mixologia (drinks); de alimentação funcional; de sobremesa de colher – creme catalão, ciência dos musses e cases de sucesso; multimassas e sua versatilidade; sobremesas finas com chocolates Callebaut; cardápios rentáveis; técnicas de mono porções; e folhados e croissants Gradina.

A programação completa da Sulserve pode ser conferida no site www.sulserve.com.br, no qual também é possível realizar as inscrições para as palestras e workshops e credenciamento para o último dia de evento, que será nesta quinta-feira (24). O candidato deve se inscrever previamente em cada palestra que pretende participar ou para o dia do Fórum Sulserve. O evento é uma realização da FENAC S/A, com patrocínio do SICOOB/ECOCREDI, e tem apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ACOPARG (Associação das Confeitarias e Padarias do RS), FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), IFRS (Instituto Federal RS - Campus Porto Alegre), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SEGH (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho), SINDHA (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região), SindGastrhô (Sindicato de Gastronomia e Hotelaria), SINDIHOTEL RS (Sindicato Intermunicipal de Hotelaria do Rio Grande do Sul) e SINDIPAN (Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos do Rio Grande do Sul).