Bares e restaurantes recebem formação sobre igualdade de gênero e violência contra a mulher

Infelizmente situações de assédio e violência contra a mulher ainda são comuns em baladas, bares e restaurantes. Pensando nisso, o Comitê Impulsor do Movimento He For She (Eles por Elas), a Abrasel no RS, a Universidade La Salle e a agência de publicidade Moove, lançam amanhã, dia 8, no Espaço Cultural 512, na Cidade Baixa em Porto Alegre, o programa “Aqui tem respeito”.

O projeto que visa criar ambientes mais seguros para as mulheres, promoverá a formação de profissionais que atuam no setor de alimentação fora do lar, para que estes possam atender adequadamente mulheres vítimas de assédio, violência ou machismo.        Os empresários e funcionários participarão de quatro horas de atividade e receberão todo tipo de informação quanto à identificação do tipo de agressão e qual a melhor forma de atender a vítima. Além disso, o comitê fará visitas em bares e restaurantes para conversar com os frequentadores, repassando conteúdo sobre como prevenir a violência e o assédio.

O estabelecimento que receber a formação e estiver apto a ser considerado um local livre de violência e assédio receberá o selo “Aqui tem respeito”.

Para a presidente da Abrasel no RS, Maria Fernanda Tartoni, essa iniciativa é muito importante, por auxiliar no combate ao preconceito, machismo e violência e por proporcionar o acolhimento qualificado às vítimas, tornando os ambientes cada vez mais seguros para as frequentadoras.