Conheça um pouco mais sobre o Chef Vico Crocco, jurado do 1° Festival Mistura Típica

Vico Crocco, chef brasileiro de 37 anos, com formação na Alemanha, pratica uma gastronomia contemporânea, criativa e requintada. Dos ensinamentos herdados de casa, à sofisticação das técnicas clássicas européias, Vico faz sua costura complexa, com simplicidade e originalidade, valorizando o uso de produtos regionais e a origem dos alimentos, aliadas às técnicas do universo da gastronomia. Polivalente, Vico pratica sua cozinha de autor com uma pluralidade rara no mercado brasileiro.

Transita com desenvoltura entre os ambientes da cozinha e as áreas de gestão de operações gastronômicas. Cria cardápios, tem ampla experiência na montagem de restaurantes, além de produzir e liderar eventos de diversos portes. Na sua trajetória, Vico já implementou operações de gastronomia temporárias e permanentes pelo Brasil e exterior, atuando como consultor gastronômico. Ministrou cursos e palestras, realizou eventos independentes, produziu jantares privados e corporativos, sempre mantendo como base seu contêiner-cozinha instalado no Crocco Studio, em Porto Alegre. No contêiner, Vico trabalha na sua pesquisa e recebe amigos e clientes pra dividir as suas novas descobertas. O Crocco Studio fica instalado na Zona Sul da capital gaúcha, junto ao rio Guaíba, num espaço conectado à natureza.

Quando não está envolvido em outros projetos, é lá que Vico realiza pequenos eventos fechados feitos sob medida, sempre procurando aliar o conceito de bem viver ao preparo de menus saudáveis com muita personalidade. Recentemente o Crocco Studio expandiu suas fronteiras para o Uruguai. Punta Del Este foi a cidade escolhida pelos Crocco para aprofundar suas relações com uma cultura próxima, identificada com a origem da família. Por lá, o Crocco Studio já desenvolveu trabalhos com a Manos del Uruguay, ONG de valorização do trabalho artesanal, e colabora regularmente com o Occidente Studio, instalado em Manantiales, Punta del Este, em ações diversas. Essa intimidade com a cultura da região sul das Américas, aliada à confluência de pessoas de diferentes lugares do mundo que se deslocam até Punta del Este no verão, fez dessa praia internacional o lugar ideal pra que Vico pudesse se reaproximar das práticas européias que fundamentaram a sua formação como cozinheiro.

A base do Crocco Studio no Uruguai está localizada no Alto de Punta Piedras, uma região historicamente escolhida por artistas de várias vertentes pra se inspirar e criar experiências novas para os veranistas.

  • Formação européia

Foi na Alemanha que Vico Crocco se apaixonou pela gastronomia, no início dos anos 2000. A ideia era finalizar por lá o curso de Engenharia e Administração, mas a curiosidade e o prazer despertado nas experiências diversas como garçom, lavador de pratos e assistente de cozinha levaram o garoto de apenas 19 anos a descobrir sua grande vocação. Em 12 anos na Europa (de 2000 a 2012) Vico percorreu restaurantes estrelados e trabalhou com chefs renomados. Sua trajetória de cozinheiro começou na escola alemã JRE Akademie, localizada às margens do Rio Mosel, onde se produz os melhores vinhos Riesling do mundo. Trabalhou com o chef Ulf Dörge, no restaurante e wine-bar Walter&Benjamin, em Munique, e na sequência ingressou no Rüssels Landhaus St.Urban, em Naurath Wald, onde foi aprendiz por três anos e chef de partida por um ano e meio. O hotel e restaurante do conceituado chef Harald Russel, ícone da gastronomia local e regional da Alemanha, com seu estilo delicado e contemporâneo, é destacado com uma estrela no guia Michelin. Ainda na Alemanha, Vico foi o chef oficial do estande da Tramontina na maior feira do mundo no ramo da alimentação, a Feira Ambiente, de Frankfurt, por três anos consecutivos, iniciando ali uma nova ramificação do seu trabalho. Ainda na Europa, Vico trabalhou no restaurante Hof Van Cleve, do chef Peter Goossens, na Bélgica, um dos melhores restaurantes do mundo, com três estrelas Michelin.

  • Brasil e mundo afora

No volta ao Brasil, em 2012, Vico idealizou a construção do seu espaço-cozinha no Crocco Studio, pra servir de base para o desenvolvimento de uma série de projetos que foram sendo costurados aos poucos. O objetivo inicial era criar e coordenar projetos pontuais, valorizando a cultura e os produtos brasileiros. Realizou jantares privados, executou banquetes diversos para o SEBRAE, e criou o cardápio da operação de verão do Complex Bar 2, na praia de Atlântida, no litoral sul, onde foi sócio por três anos.

Em 2014 coordenou 13 cozinhas dentro do estádio do Maracanã durante a realização da Copa do Mundo, a convite da chef Neka Menna Barreto. E nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, foi o responsável pela implementação e execução do cardápio assinado pela chef Morena Leite para o restaurante I Bistrô, do Hotel Grand Mercure da Vila Olímpica, por 10 meses. No verão de 2017, Vico assumiu a operação do Café de La Musique de Trancoso, na Bahia. Criou o cardápio e aprofundou sua relação com os sabores do Brasil. Voltou a Trancoso no ano seguinte como curador gastronômico do badalado parador baiano, expandindo sua intimidade com a cozinha do nordeste.

Ainda em 2017 Vico foi escolhido pela chef Morena Leite para participar do projeto da proprietária do Café del’Homme, Coco Eiffel, bisneta de Gustave Eiffel, de implementar um cardápio brasileiro, assinado pela chef baiana, no restaurante do terraço do Trocadéro, em Paris. Por seis meses Vico trabalhou na realização do menu que mesclava ingredientes brasileiros às técnicas francesas, junto com o chef parisiense do Café del’Homme e sua equipe de cozinheiros. Nesta mesma temporada européia, Vico foi o chef convidado pela Embaixada do Brasil em Roma para lançar o Projeto Raiz, uma parceria da APEX com o Sindimóveis, idealizando e executando o coquetel que apresentou o melhor do design brasileiro aos italianos. Em seguida foi a vez do coquetel do Projeto Raiz em Paris, na França.

Vico Crocco é hoje um dos expoentes do cenário gastronômico brasileiro, um chef de trajetória multifacetada e multicultural, que circula com destreza nos vários ambientes do segmento, preservando suas raízes e combinando suas experiências pelo Brasil e pelo mundo a fim de desenvolver seu trabalho criativo com originalidade e competência.

Acompanhe o seu trabalho nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Site