rs.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Rio Grande do Sul
  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Abrasel no RS prevê um desastre no setor de bares e restaurantes com o fim da cogestão

  • PUBLICADO EM: 26/02/2021
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Se a saúde está entrando em colapso, a economia está prestes a seguir o mesmo caminho. Após a suspensão do sistema de cogestão anunciado pelo Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o setor de alimentação fora do lar vê sua atuação penalizada novamente por medidas que a dificultam ainda mais a recuperação da crise. “O governador está nos sentenciando à falência”, afirma Maria Fernanda Tartoni, presidente da Abrasel no RS. “Nesse momento temos que respirar para não enlouquecer. Um sentimento de raiva, tristeza, injustiça e indignação reina em todos nós”, desabafa a presidente da entidade.

A partir de sábado (27/2) e até domingo (7/3), os municípios não podem adotar medidas mais flexíveis em relação aos decretos estaduais e devem seguir as determinações do mapa de distanciamento controlado. Para bares e restaurantes significa a proibição para atuar com atendimento presencial. Os estabelecimentos podem trabalhar apenas com tele-entrega sem limitação de horário e drive-thru e “pegue e leve” até às 20h.

“O baque na economia vai ser incalculável, mesmo que seja por uma semana”, explica Maria Fernanda, que completa, “Nós empreendedores não temos caixa e muito menos reservas, ficamos com todo o prejuízo e seguimos sem receber qualquer auxílio do governo”, argumenta. “As consequências vão afetar todos os profissionais do ramo, fornecedores, trabalhadores, locatários e todos que dependem do nosso setor”, constata.

O segmento de gastronomia vive uma profunda crise desde o início da pandemia e sofre as decisões mais rígidas, mesmo respeitando todas as regras. A presidente da Abrasel no RS defende que a razão das altas taxas de transmissão da covid-19 não é a atuação dos estabelecimentos do setor. “Está claro que as curvas não aumentaram pela liberação de bares e restaurantes, e está ainda mais claro que nós cumprimos todos os protocolos”, destaca a presidente. “Garantimos que as pessoas que vão aos nossos estabelecimentos estão seguras”, defende Maria Fernanda.

A entidade avalia como um erro a suspensão da cogestão, devido à importância de cada município promover cuidados específicos de acordo com a realidade local. Além disso, a falta de critério no combate à pandemia é outra questão que deve ser melhor observada pelo Estado. “Todos sabem que a piora na situação da pandemia é por conta das aglomerações em praia e festas clandestinas. A fiscalização deveria ter como prioridade estes problemas”, desabafa Maria Fernanda.

Regras de bandeira preta:

- Bares, restaurantes, lanchonetes e lancherias não podem realizar atendimentos presenciais durante os dias 27/2 até 7/3. Ficam permitidas apenas as modalidades de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve.

- Tele-entrega: Sem horário de restrição

- Drive-thru e pegue e leve: Até às 20h.

- Serão permitidos apenas 25% dos trabalhadores nestes estabelecimentos.

- Restaurantes em beira de estradas e rodovias são os únicos que podem receber clientes em seus salões. Estão liberados apenas 25% da lotação e dos trabalhadores nestes locais.

- Os transportes coletivos de passageiros municipal e metropolitano do tipo comum permitirão 50% da capacidade total de lotação dos veículos.

- O transporte coletivo de passageiros metropolitano do tipo executivo/seletivo deve operar com 50% dos assentos ocupados (janela).

- O transporte ferroviário de passageiros deve operar com 50% da capacidade total de lotação do vagão.

Notícias Relacionadas

Confiança empresarial recua em junho, mas setor de alimentação fora do lar segue resiliente

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Comentários

Últimas Notícias

Confiança empresarial recua em junho, mas setor de alimentação fora do lar segue resiliente

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Inflação da energia elétrica cresce em maio; Abrasel defende retorno do horário de verão

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda

Endereço

Largo Visconde de Cairu 17, sala 305 - Centro Histórico
Porto Alegre/RS
CEP 90030-110


Contato

(51) 9873-0149 - Relacionamento 

(51) 99491-6835 - Eventos

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados