rs.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Rio Grande do Sul
  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Grandes empresas aderem ao Plano Nacional de Restauração da Abrasel

  • PUBLICADO EM: 05/05/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Companhias como Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone adotam ações que visam fomentar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar

Adesão ainda deve crescer com a entrada de novos parceiros e projetos, além do engajamento de diferentes setores. Foto: José Eduardo Camargo

Em coletiva de imprensa realizada na capital paulista, foram anunciadas, nesta segunda-feira (5), ações de grandes empresas dentro do escopo do Plano Nacional de Restauração para bares e restaurantes, lançado pela Abrasel no final de 2024.

O objetivo do projeto é apoiar os negócios do setor de alimentação fora do lar, que ainda sofrem as consequências da pandemia. As primeiras parcerias confirmadas incluem Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone, que apresentaram iniciativas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento de bares e restaurantes em todo o Brasil.

Novas empresas devem aderir em breve e também anunciar ações em consonância com o plano, que se propõe a ser um esforço de longo prazo e de caráter colaborativo. Ele atua em três frentes: articulação de políticas públicas com os governos federal, estaduais e municipais; parcerias com agências de fomento, como Sebrae e Senac; e engajamento da iniciativa privada.

A sinergia entre essas frentes busca articular iniciativas privadas para que o resultado seja maior do que a soma das partes individuais.

Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o movimento representa um marco importante para um setor vital à economia, mas ainda fragilizado após os efeitos da pandemia. “Esse é um passo concreto para virar a chave da sobrevivência para o crescimento".

"O apoio de empresas como Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone, além de outras que ainda virão, reforça a confiança no setor e contribui para uma transformação real e estruturante. Não se trata de ações pontuais, mas de compromissos contínuos que impactam diretamente quem está na ponta: o pequeno empreendedor”, afirma.

Solmucci destaca ainda que o plano se baseia no estudo realizado pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP) em parceria com a Abrasel, que mostrou o tamanho da contribuição do setor para a economia brasileira.

Segundo o levantamento, bares e restaurantes movimentaram R$ 416 bilhões em 2023 — 3,6% do PIB nacional — e têm um efeito multiplicador significativo: a cada R$ 1.000 gastos, R$ 3.650 são injetados na economia.

Apesar disso, a realidade ainda é desafiadora. Pesquisa recente da Abrasel mostra que 22% dos negócios operam atualmente no prejuízo e 36% estão endividados.

“Esse cenário reforça a urgência de ações coordenadas e estruturadas. Não pedimos privilégios ou subsídios, mas justiça e reconhecimento. Um setor que emprega milhões e alimenta diariamente o país precisa de políticas e parcerias que promovam sua sustentabilidade”, afirma Solmucci.

Iniciativas das empresas parceiras

Ambev: medidas para mitigar problemas de crédito

A Ambev apresentou medidas em relação a capital de giro e a problemas de crédito dos estabelecimentos. O objetivo é dar apoio aos bares e restaurantes, oferecendo soluções que ajudem a superar os desafios financeiros e a garantir a sustentabilidade dos negócios. A expectativa é impactar 80 mil empreendedores na primeira fase do projeto.

"Queremos ser parceiros, estar ao lado dos nossos clientes. Se ele cresce, o Brasil cresce também e fortalece todo o ecossistema. Isto posto, identificamos por meio das nossas pesquisas de nível de serviço, que uma das principais dificuldades dos nossos clientes é o acesso a capital de giro", afirma Felipe Sarmento, Diretor Financeiro de Vendas.

Uma das soluções que encontramos para apoiar e contribuir com o crescimento do setor foi expandir o acesso a prazos de pagamento para nossos produtos. Esse foi mais um passo na jornada de construção de uma parceria duradoura, voltada à estruturação do setor, gerando potencial de vendas e expansão dos negócios".

Além destas medidas, a Abrasel e a Ambev estão aprofundando a parceria de conteúdo de qualificação dos empreendedores por meio da plataformas Bees (da Ambev) e do ambiente digital Conexão Abrasel.

Coca-Cola: empreendedorismo e sustentabilidade

A empresa vem trabalhando em conjunto com a Abrasel na capacitação de empreendedores, dentro do programa “Coca-Cola Dá Um Gás No Seu Negócio”. Com a série de vídeos do curso “Tempero Sustentável”, mais de 30 mil pessoas já receberam a qualificação.

O plano prevê a ampliação da parceria, com o lançamento de novos cursos sobre gestão de bares e restaurantes, produzidos pela Coca-Cola, no Conexão Abrasel. E também a inserção da Abrasel no programa “Coletivo Online”, do Instituto Coca-Cola, que facilita o acesso de jovens a qualificação profissional e a oportunidades de emprego.

“A sustentabilidade nas questões ambientais, sociais e de governança não é um tema só para grandes empresas. Em parceria com a Abrasel, queremos levar – e já estamos levando – as boas práticas também para os negócios independentes, fortalecendo o empreendedorismo, com resultados benéficos para a sociedade como um todo”, explica Thais Moraes, diretora de comunicação para Brasil e Cone Sul da Coca-Cola.

Google: fortalecimento e digitalização do setor

Abrasel e Google, parceiros desde 2023, avançam no objetivo de digitalizar 200 mil restaurantes e bares brasileiros até o fim de 2025, com capacitações focadas na otimização da presença digital. A iniciativa visa aprimorar a visibilidade dos estabelecimentos na Busca do Google e no Google Maps, enriquecendo a experiência dos consumidores.

A ação se concentra em duas frentes principais: o aprimoramento dos dados dos estabelecimentos nas plataformas do Google – facilitando o acesso dos clientes a informações cruciais como cardápios e horários de funcionamento – e a capacitação de gestores no uso das ferramentas gratuitas do Google por meio de palestras, materiais digitais e webinars.

“Nos últimos dois anos, impactamos mais de 100 mil restaurantes em colaboração com a Abrasel e pretendemos impactar outros 100 mil nesta nova onda", conta Leandro Esposito, Diretor de Parcerias para a Busca do Google na América Latina.

"Ao melhorarmos a presença online desses estabelecimentos na Busca e no Mapa, e oferecermos suporte ao manejo de nossas ferramentas, usadas diariamente por usuários em todo o Brasil, estamos não só enriquecendo a experiência dos consumidores, mas também capacitando os negócios para terem autonomia e prosperarem no ambiente digital”, avalia.

Rappi: tarifa zero e programa para venda pelo WhatsApp

Como parte do movimento por um mercado de alimentação fora do lar mais justo e sustentável, o Rappi se junta à Abrasel na construção de soluções estruturantes para o setor. A empresa acaba de lançar no Brasil um modelo pioneiro de tarifa zero para restaurantes parceiros.

A tarifa zero full service (ou seja, com entrega incluída) valerá por 3 anos para qualquer estabelecimento que aderir até 31 de julho – depois desta data, bares e restaurantes associados à Abrasel continuarão a poder aderir ao benefício, até julho de 2028. A medida visa aliviar os custos operacionais dos estabelecimentos e, ao mesmo tempo, garantir preços mais acessíveis ao consumidor final.

“Acreditamos que a transformação do setor passa por colaboração e coragem para mudar modelos ultrapassados. Nossa parceria com a Abrasel é fundamental para garantir que o pequeno e médio restaurante também tenha acesso a um delivery mais rentável, transparente e viável no longo prazo — e que o consumidor seja o maior beneficiado com mais qualidade e melhores preços”, afirma Felipe Criniti, CEO do Rappi no Brasil.

Além disso, a Rappi também anuncia outra medida de impacto: a disponibilização gratuita de um programa que permite a venda por delivery no WhatsApp de modo fácil e eficiente. O programa pode ser customizado com a marca do estabelecimento, melhorando em muito o potencial de vendas e marketing.

Stone: educação financeira e Pacote completo de soluções para o setor

A Stone, por sua vez, vai impulsionar os pequenos e médios negócios do setor, oferecendo crédito pensado a partir das necessidades de cada cliente e promovendo o incentivo à educação financeira por meio de conteúdos e programas de capacitação, além de um portfólio completo de soluções, com ferramentas de gestão voltadas para bares e restaurantes.

"Os empreendedores do setor de bares e restaurantes têm papel fundamental no fortalecimento da economia. É por isso que a Stone apoia o projeto da Abrasel, fortalecendo três pilares fundamentais para quem atua em um ambiente tão competitivo: o acesso ao crédito, a capacitação, além de oferecer soluções de gestão pensadas para facilitar o dia a dia do dono de negócio", afirma Carolina da Costa, diretora de impacto da Stone.

Mais empresas devem aderir em breve

O anúncio marca uma nova fase do Plano Nacional de Restauração, que será continuamente ampliado com a entrada de novos parceiros e projetos. A expectativa é que, com o engajamento de diferentes atores, seja possível criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos negócios e à valorização de quem empreende no setor.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

7 motivos para participar do Fórum B&R, evento focado na produtividade do setor

Leonardo Vogel Dorneles é o novo presidente da Abrasel no Rio Grande do Sul

Após início de ano marcado por quedas, volume de serviços no setor apresenta crescimento

Pela primeira vez, Brasil Sabor terá participação de negócios localizados em favelas

Comentários

Últimas Notícias

7 motivos para participar do Fórum B&R, evento focado na produtividade do setor

Leonardo Vogel Dorneles é o novo presidente da Abrasel no Rio Grande do Sul

Após início de ano marcado por quedas, volume de serviços no setor apresenta crescimento

Pela primeira vez, Brasil Sabor terá participação de negócios localizados em favelas

No acumulado de 12 meses, inflação no setor supera índice geral; repasse ainda é parcial

Novo regulamento do MTE: impactos para bares e restaurantes

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda

Endereço

Largo Visconde de Cairu 17, sala 305 - Centro Histórico
Porto Alegre/RS
CEP 90030-110


Contato

(51) 9873-0149 - Relacionamento 

(51) 99491-6835 - Eventos

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados