rs.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Rio Grande do Sul
  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Oscar 2025: bares e restaurantes planejam faturar mais com a transmissão da cerimônia

  • PUBLICADO EM: 27/02/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Com três indicações, o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” pode fazer história; empreendedores aproveitam a premiação - que cai no domingo de Carnaval – para investir em estratégias que atraiam o público

Programação especial para transmitir cerimônia do Oscar pode engajar público e aumentar faturamento em bares e restaurantes, elevando potencial de vendas já esperado no domingo de Carnval. Foto: Abrabar/Meta AI

Na primeira semana de janeiro, Fernanda Torres se consagrou como a primeira atriz brasileira a ganhar o Globo de Outro. Sua atuação como Eunice Paiva no longa “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles, lhe rendeu o prêmio na categoria de melhor atriz em filme de drama.

Após vencer o Globo de Ouro, a artista foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Oscar, que ocorre neste domingo (1º); além de Fernanda, o filme “Ainda Estou Aqui” foi indicado nas categorias de melhor filme internacional e melhor filme – fato também inédito na história do cinema brasileiro.

E em pleno domingo de Carnaval, bares e restaurantes veem na transmissão da premiação uma forma de incrementar o faturamento do negócio.

Em um cenário em que 63% das empresas do setor operam sem fazer lucro e 32% estão com dívidas em atraso, segundo pesquisa de fevereiro da Abrasel, adotar estratégias para atrair clientes e elevar a experiência do consumidor pode ser uma alternativa para muitos empreendedores equilibrarem o fluxo de caixa.

É o caso de Luis Sakate, sócio proprietário da Capivas Cervejaria, localizada em Campo Grande (Mato Grosso do Sul). O estabelecimento está preparando uma programação especial para a noite do Oscar, com direito, até, a tapete vermelho.

“Nós, como cervejaria, temos uma forte conexão com a cena cultural e diversos parceiros nesse meio. Um deles é um produtor audiovisual, e juntos estamos promovendo um evento especial, com projeção de cinema, tapete vermelho e um grupo de comentaristas para enriquecer a experiência. Nossa expectativa é que teremos cerca de 30% de incremento de fluxo e faturamento”, conta.

Em Fortaleza, no Ceará, diversos bares também devem investir na transmissão da cerimônia, que pode render premiações históricas para o Brasil.

Como a data também coincide com o domingo de Carnaval, os estabelecimentos aproveitam para juntar as duas festas em uma só: o restaurante e bar Vila Camaleão, por exemplo, fará uma festa para celebrar a folia e, no lado externo, haverá um telão transmitindo o Oscar; os pubs Bulls Beer House e The Ribs Smoke House também exibirão a cerimônia na capital cearense.

Estratégia para alavancar as vendas

O Carnaval é um momento importante para os bares e restaurantes: um levantamento da Abrasel indicou que 69% dos empreendedores do setor esperam faturar mais com a data neste ano do que em 2024. O líder de conteúdo da Abrasel, José Eduardo Camargo, explica que a coincidência da premiação do Oscar cair no domingo da folia, é uma oportunidade estratégica para os empresários que querem faturar mais.

“Essa tendência de utilizar grandes eventos como alavanca de marketing não é nova. Recentemente, o Super Bowl, final do campeonato de futebol americano, também mobilizou bares e restaurantes em diversas cidades brasileiras".

"No caso do Oscar, as táticas incluem, além da transmissão, a criação de drinks e pratos inspirados nos filmes indicados, promoções especiais e ambientação temática. A criatividade dos estabelecimentos é o que pode tornar a experiência ainda mais atrativa para os consumidores”, conta.

“Por fim, há uma oportunidade interessante para bares e restaurantes que desejam unir o Carnaval ao Oscar, explorando o conceito de fantasia presente em ambos os eventos. Sábado e domingo, que antecedem a premiação, podem ser dias estratégicos para essa abordagem, e caso o Brasil conquiste prêmios, há espaço para comemorações especiais durante a segunda e terça de Carnaval”, finaliza.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

Concurso O Quilo é Nosso inicia na próxima terça-feira (16)

Abrasel abre Pesquisa de Conjuntura Econômica de setembro

Abrasel lança cartilha “Garçom Nota 10” com foco na qualificação desses profissionais

Dia do Cliente representa oportunidade de faturamento para bares e restaurantes

Comentários

Últimas Notícias

Concurso O Quilo é Nosso inicia na próxima terça-feira (16)

Abrasel abre Pesquisa de Conjuntura Econômica de setembro

Abrasel lança cartilha “Garçom Nota 10” com foco na qualificação desses profissionais

Dia do Cliente representa oportunidade de faturamento para bares e restaurantes

Deflação geral de agosto auxilia recomposição de preços em bares e restaurantes

Dia do Vinho do Porto reforça oportunidades para bares e restaurantes brasileiros

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda

Endereço

Largo Visconde de Cairu 17, sala 305 - Centro Histórico
Porto Alegre/RS
CEP 90030-110


Contato

(51) 9873-0149 - Relacionamento 

(51) 99491-6835 - Eventos

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados