rs.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Rio Grande do Sul
  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Pesquisa da Abrasel revela recuperação de bares e restaurantes gaúchos prejudicada por conta de aumento de custos

  • PUBLICADO EM: 14/07/2022
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Em uma crescente nos últimos meses, o setor de Alimentação Fora do Lar vem sofrendo os impactos do acréscimo nos valores de insumos e custos operacionais. De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 37% dos estabelecimentos gaúchos tiveram lucro no mês de maio e outros 30% fecharam o mês no vermelho. Entre aqueles no prejuízo, 83% apontaram que o aumento de alimentos e bebidas como fator que contribuiu para o resultado negativo. O cenário fica preocupante ao observar que 3 em cada 4 estabelecimentos não conseguiram repassar os custos da inflação para o consumidor.

"O ritmo do primeiro semestre foi bom e teve uma melhora significativa no consumo. Apesar dos reflexos recentes relacionados à inflação, a projeção é de que o segundo semestre, principalmente nos últimos 3 meses do ano, teremos um grande salto de vendas e movimento", aponta João Melo, presidente da Abrasel no RS.

Com o impacto do aumento de insumos, a maioria dos empresários ficou entre reajustar o cardápio abaixo da inflação oficial e outra fatia nem conseguiu alterar os preços dos pratos. O presidente da Abrasel aponta que o momento é de tentar repassar o que for possível ao consumidor, pois não tomar medidas pode representar a falência dos estabelecimentos. João também indica a possibilidade de uma reorganização interna para não sofrer tanto os reflexos dos preços.

“Ao não repassar os custos para o cliente, o empreendedor costuma olhar com cuidado para dentro do negócio e do cardápio. Revisar desperdício, pratos com margem não vantajosas ou que não vendem tanto, além de formas do estoque girar mais rápido. O foco fica na redução de desperdícios e melhora no fluxo de caixa”, detalha João Melo.

Outro dado que chama atenção na pesquisa da Abrasel é o endividamento do setor. Para escapar dos reflexos da pandemia, 75% estão com empréstimos contratados, seja de linhas regulares dos bancos ou via Pronampe. Em média, 12,33% do custo mensal dos estabelecimentos estão comprometidos com o pagamento de dívidas bancárias.

Dados da pesquisa:
- 37% dos estabelecimentos gaúchos tiveram lucro em maio. 30% trabalharam com prejuízo e 33% ficaram em equilíbrio.
- 76% não conseguem repassar os custos da inflação. 37% dos entrevistados dizem ter feito reajustes, mas abaixo da inflação oficial. Outros 39% não conseguiram reajustar o cardápio. 21% reajustaram somente para acompanhar a inflação e somente 3% dizem ter feito reajuste acima da inflação.
- 83% dos que tiveram prejuízo citaram o aumento dos principais insumos (alimentos e bebidas) como fator que contribuiu para o resultado negativo. Entre os outros principais fatores citados estão a queda das vendas no mês para 75%, dívidas com empréstimos bancários para 63%, redução no número de clientes e dívidas com impostos para 38%.
- 38% dos estabelecimentos do Simples Nacional estão com o imposto atrasado. Destes, 67% já aderiram ao RELP (Programa de Reescalonamento de Dívidas do Programa).
- 24% das empresas estão inscritas no Cadastur. Entre as que estão inscritas e têm débitos na dívida ativa, 6% aderiram ao Perse e 22% disseram desconhecer o programa.
- 75% têm empréstimos contratados. 58,3% tomaram dinheiro de linhas regulares dos bancos, e 75% fizeram empréstimo via Pronampe (muitos estabelecimentos tomaram os dois tipos de empréstimos). Entre aqueles com empréstimo de linhas regulares, 26% têm parcelas em atraso, contra 18% que estão em atraso com parcelas do Pronampe. Em média, 12,33% do custo mensal, estão comprometidos com o pagamento de dívidas bancárias.

Notícias Relacionadas

Setor de bares e restaurantes do RS tem desempenho acima da média nacional em junho

Trabalho intermitente avança e reforça modernização no setor de alimentação fora do lar

Confiança empresarial recua em junho, mas setor de alimentação fora do lar segue resiliente

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Comentários

Últimas Notícias

Setor de bares e restaurantes do RS tem desempenho acima da média nacional em junho

Trabalho intermitente avança e reforça modernização no setor de alimentação fora do lar

Confiança empresarial recua em junho, mas setor de alimentação fora do lar segue resiliente

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Notícias
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Agenda

Endereço

Largo Visconde de Cairu 17, sala 305 - Centro Histórico
Porto Alegre/RS
CEP 90030-110


Contato

(51) 9873-0149 - Relacionamento 

(51) 99491-6835 - Eventos

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados