A oportunidade de promover rótulos nacionais e expandir o networking com o setor de vitivinícola está batendo na porta de restaurantes da capital. Criado pelo Sebrae-RS, em parceria com a Associação de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Sul (Abrasel no RS), o programa de aproximação comercial com pequenos produtores de vinho começa sua segunda edição nesta quarta-feira (3), das 15 às 17h, em evento que será realizado no Mercado Paralelo, no DC Shopping, em Porto Alegre.
Com estreia bem-sucedida, a primeira rodada rendeu 190 aproximações comerciais, 70 negócios fechados e 60 mil reais em vendas. Através de workshops, consultorias individuais, treinamentos, análises e sugestões, o número de rótulos brasileiros aumentou 25% nas cartas de vinhos dos estabelecimentos, com inclusão de 80 rótulos diferentes entre tintos, brancos, roses, laranjas, espumantes, bag in box, licorosos e sucos.
"É importante para gerar negócios e criar um mercado consumidor que valorize o produto nacional. O programa provocou uma mudança significativa ao apresentar bebidas com uvas diferenciadas, rótulos chamativos, métodos diversos de produção e a tendência é de um bom desempenho e desenvolvimento do setor", aponta João Melo, presidente da Abrasel no RS.
Os bares e restaurantes participantes foram beneficiados pela promoção de conhecimento que foi oferecido. Introdução da cultura do vinho no restaurante, aproximação entre as empresas com eventos de degustação, treinamentos feitos pelas vinícolas, sugestões personalizadas a partir da identificação do perfil do estabelecimento e harmonização de acordo com cada cardápio, são exemplos de ações que transformaram a percepção dos empreendedores sobre a qualidade dos rótulos produzidos no país.
Maria Fernanda Tartoni, proprietária do Tartoni Restaurante, destaca que o intercâmbio de ideias e a conexão com parceiros do estado traz novas oportunidades que os estabelecimentos podem se beneficiar.
“É uma tendência de trabalharmos com produtores locais. É mais fácil, conhecemos eles melhor, temos a possibilidade de fazer vinho com rótulo da casa ou desenvolver um produto que tenha a característica do restaurante. Percebemos a magnitude e amplitude de opções, hoje podemos fazer uma carta só com vinhos gaúchos, algo que não imaginávamos”, detalha Tartoni.
Mais informações sobre o programa de aproximação comercial de entre pequenas vinícolas e restaurantes de Porto Alegre através do e-mail angelicab@sebraers.com.br.