rs.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Rio Grande do Sul
  • Notícias
  • Associados
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco

  • Home
  • Notícias
  • Associados
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Revista
  • Conheça Cursos Rede Abrasel Documentos

Bares e restaurantes triplicam contratações com carteira assinada em quatro meses no RS

  • PUBLICADO EM: 18/10/2021

Em agosto, ramo de alimentação fora de casa foi um dos destaques na geração de emprego dentro de serviços, atual carro-chefe na geração de emprego

Um dos setores mais afetados pela pandemia de coronavírus, o ramo de bares e restaurantes sinaliza retomada no Rio Grande do Sul após meses de tropeços. Um dos sinais dessa recuperação está no âmbito do emprego. Desde maio, a abertura de vagas com carteira assinada dentro da área de alimentação triplicou no Estado: de 457 para 1.546, em agosto, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência. Esse montante ocupa cerca de 20% do total de vagas abertas no setor de serviços - atual carro-chefe do emprego no país - no período em solo gaúcho.

O avanço da vacinação, a diminuição nas restrições de funcionamento e a chegada do período de veraneio estão entre os fatores que explicam o início da recuperação e o otimismo do setor para os próximos meses, segundo especialistas.

O último levantamento da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) com dados estaduais, divulgado no mês passado, reforça a busca por braçadas mais largas no setor. A pesquisa mostra que o percentual de bares e restaurantes gaúchos que fecharam no prejuízo caiu para 40% em julho - menor patamar registrado desde o início de 2021. Esse indicador ficou em 85%, em março, e fechou junho em 50%.

Em âmbito nacional, o cenário é parecido. Pesquisa divulgada na semana passada pela Abrasel mostra que três em cada 10 empresários pretendem contratar nos próximos três meses no país. O levantamento também cita que 20% está com dificuldade para recrutar mão de obra especializada. A pesquisa não tem recorte estadual, mas a presidente da Abrasel no Rio Grande do Sul, Maria Fernanda Tartoni, afirma que essa tendência também é observada no Estado.

A presidente da Abrasel no Estado salienta que o aumento das contratações ocorre diante de uma melhora no setor após períodos mais críticos durante o fechamento das atividades no Estado.

— É um momento de crescimento do setor e a gente está bem otimista que vamos conseguir superar esse momento da melhor forma possível — afirma Maria Fernanda.

As dívidas, as restrições de funcionamento, o aumento no preço de insumos e a diminuição de renda desaceleram o ritmo dessa retomada, segundo a empresária. A presidente da Abrasel no Estado estima que o setor vai seguir recuperando até a metade do próximo ano e começar a voltar ao patamar pré-pandemia no segundo semestre.

A economista-chefe da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Patrícia Palermo, cita a volta do trabalho presencial como um dos fatores que explicam esse início de retomada.

— Quando você tem mais pessoas voltando para o ambiente de trabalho, a gente começa a movimentar mais os restaurantes, que ficam nas imediações dos escritórios. Também tem a confiança das pessoas sendo retomada e, portanto, voltando a frequentar bares e restaurantes — afirma a economista-chefe da Fecomércio-RS.

O restaurante Fuê, no centro de Porto Alegre, é um dos estabelecimentos que vive essa retomada. Sócio-proprietário do restaurante, Heraldo Almeida, 36 anos, afirma que a casa vem buscando recuperação com mais fôlego desde maio. No período mais complicado da pandemia, o número de funcionários caiu de 17 para quatro no Fuê. Nos últimos meses, o quadro de colaboradores saltou para nove, e os sócios já estão encaminhando mais duas contratações até o fim do ano diante da melhora. O sócio-proprietário estima equilibrar melhor as contas até o fim do ano e começar a ficar no azul a partir de março do ano que vem.

— A retomada realmente está acontecendo. Não estamos ainda parecidos com o que era nos patamares pré-pandemia. A gente está bem distante, mas essa recuperação está acontecendo. A gente vê uma melhora mês a mês nesse último semestre — explica Almeida.

Mesmo com a retomada consistente do emprego desde maio, o setor de alimentação ainda não recuperou as vagas fechadas no ano passado. Em 2020, o segmento fechou 13,7 mil vagas no Estado. Nesse ano, até agosto, tem saldo positivo de 2,5 mil postos.

Fonte: GaúchaZH

Notícias Relacionadas

IPCA: bares e restaurantes seguram preços, tornando mais barato comer fora de casa

Cardápios bilíngue, descontos, pratos especiais e produtos exclusivos: bares e restaurantes de Porto Alegre se preparam para receber o South Summit

Prazo para adesão do Simples Nacional é prorrogado

Endividamento no Simples Nacional e saídas de aplicativos de delivery preocupam setor de Alimentação Fora do Lar

Comentários

Últimas Notícias

IPCA: bares e restaurantes seguram preços, tornando mais barato comer fora de casa

Cardápios bilíngue, descontos, pratos especiais e produtos exclusivos: bares e restaurantes de Porto Alegre se preparam para receber o South Summit

Prazo para adesão do Simples Nacional é prorrogado

Endividamento no Simples Nacional e saídas de aplicativos de delivery preocupam setor de Alimentação Fora do Lar

Competição da South Summit de Porto Alegre tem 50 startups finalistas

Sulserve apresenta novidades do setor de Padaria, Gastronomia e Hotelaria em Novo Hamburgo

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Notícias
  • Associados
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco

Endereço

Largo Visconde de Cairu 17, sala 305 - Centro Histórico
Porto Alegre/RS
CEP 90030-110


Contato

(51) 998 730 149 - Adm/Financeiro 

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados