Apostando em uma recuperação econômica, o setor de Alimentação Fora do Lar está otimista para os eventos de final de ano. Em um levantamento nacional, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) prevê um crescimento de 30% no movimento do mês de novembro devido à Copa do Mundo. A entidade também aponta que 45% das empresas estão contratando novos funcionários para o período. No Rio Grande do Sul, os estabelecimentos preparam ações especiais para receber o público que quer acompanhar os jogos.
"A Copa do Mundo tem grande potencial para trazer mais movimento aos bares e restaurantes, ainda mais caindo em uma época mais perto do verão, que deve favorecer para este crescimento", explica João Melo, presidente da Abrasel no RS. Além do aumento de público nos estabelecimentos, ele também projeta melhora no volume da tele-entrega devido à evolução que a modalidade teve nos últimos anos.
Visando atrair o público, bares e restaurantes planejam uma programação especial para o período do torneio. Promoções, decoração temática, distribuição de brindes e eventos com música no dia dos jogos da seleção brasileira integram as ações de alguns estabelecimentos. Outros locais apostam em uma comida diferente, montando um cardápio exclusivo homenageando a culinária do Catar, sede do torneio, além dos países que participarão como Argentina, Uruguai, Inglaterra e o Brasil.
Para Emerson Baldotto, empresário e dono do Terra Gourmet, todo evento excepcional acaba virando uma chance, para os bares e restaurantes e outros segmentos, de atrair mais clientes e aumentar o movimento. "A Copa gera diversas oportunidades, seja de testar novos pratos, criar eventos e festas pra atrair público e até aproveitar o que dá certo para direcionar melhor o negócio."